SW Agência – Ferramentas Gratuitas de Marketing Digital
Saber encontrar as oportunidades é um bom começo para o sucesso, e você pode utilizar de ferramentas gratuitas de Marketing Digital para trilhar o caminho.
Nesse post vou mostrar as 3 ferramentas de marketing digital que utilizamos no dia a dia. Com essas ferramentas você poderá descobrir a demanda por seus produtos e serviços, ou melhor dizendo, o quanto as pessoas pesquisam na internet por eles e como pesquisam.
As 3 ferramentas de Marketing Digital Gratuitas são:
- Google Trends
- Ubbersuggest
- Google Keyword Planner Tool
Vamos aos detalhes das ferramentas de marketing digital
1 – Ferramenta Google Trends
Na ferramenta Google Trends você pode ver a tendência de buscas por determinados serviços ou produtos, e também pode filtrar por ano, categoria, entre outros filtros que possibilitam a precisão em suas estratégias de marketing digital.
Note que eu fiz uma pesquisa pelo termo “Marketing Digital”, veja o crescimento ao longo do tempo pelo termo pesquisado.
Agora faça você mesmo suas pesquisas, para acessar a ferramenta basta clicar no seguinte link Ferramenta Google Trends.
2 – Ferramenta Ubbersuggest
Na ferramenta gratuita de marketing digital Ubbersuggest você pode colocar as palavras-chave que envolvem seu negócio e descobrir itens relacionados ao termo de pesquisa, o que te da a possibilidade de utilizá-las em suas estratégias futuras de marketing digital.
Veja abaixo, fiz uma pesquisar por “entrega de flores” e escolhi o país. Ao lado temos as sugestões de palavras-chave, o que da margem para criar uma estratégia para atingir pessoas de outras cidades e estados que pesquisam pelos serviços de uma floricultura nesse caso.
Acesse a ferramenta Ubbersuggest e pesquise por palavras relacionadas ao seu serviço ou produto, e veja as possibilidades, seja criativo e planeje estratégias para atingir seu publico-alvo.
3 – Ferramenta Google Keyword Planner Tool
A ferramenta Google Keyword Planner Tool é uma das minhas preferidas, com ela você pode ver as palavras-chave mais pesquisadas no Google e também o valor do click.
O mais interessante dessa ferramenta de marketing digital é que você tem resultados rápidos, uma vez criada sua campanha você pode anunciar na mesma hora e monitorar os seus resultados.
Esse post é sobre ferramentas gratuitas de marketing digital, mas se tratando de estratégia digital, você pode utilizar das informações que a ferramenta oferece e fazer suas campanhas baseadas em índices relevantes para o seu negócio, uma vez que agora você sabe o que mais pesquisam no Google.
Para mostrar o uso da ferramenta fiz uma pesquisa pelo termo “Presentes de Natal”, de uma olhada na imagem abaixo, e note que tem uma coluna quantidade de pesquisas e também o valor do click para anunciar com as palavras-chave.
Clique na imagem para ampliar, e veja também que do lado esquerdo temos uma ferramenta para filtrar as pesquisas, podendo assim selecionar o país, idioma, google e rede de parceiros. Isso te da a possibilidade de focar em alguns pontos se necessários.
Faça você também suas pesquisas no Google Keyword Planner Tool e veja sobre o seu negócio, anote os termos de pesquisa e crie suas estratégias para alavancar suas campanhas.
Dicas extras de Marketing Digital
Abaixo listo algumas dicas de ferramentas de Marketing Digital e estratégias que você poderá usar em suas campanhas.
Google Adwords
Uma boa ideia seria utilizar dessas palavras-chave e criar sua campanha de Links Patrocinados no Google Adwords, essa ferramenta é paga, mas você pode controlar seu orçamento diário, ou seja administrar o saldo gasto do dia a dia.
Em um outros post sobre Google Adwords eu mostrei como utilizar a ferramenta, você pode ver o post sobre o Passo a Passo Google Adwrods.
Otimização de Sites – SEO
Você pode criar estratégias de SEO, conhecido também como otimização de sites para os mecanismos de busca.
Nesse caso você poderia utilizar das palavras-chave do seu ramo de atividade e criar páginas sobre o serviço que oferece. Isso garantirá que você apareça ao pesquisarem pelos seu serviços ou produtos.
Para o sucesso do SEO é necessário conhecimento técnico, mas você pode adquirir isso ao longo do tempo através de livros e vídeo aulas, ou contratar uma agência digital para criar suas estratégias de SEO.
Conclusão sobre as Ferramentas de Marketing Digital
Essas são as ferramentas gratuitas de marketing digital que mais utilizamos no dia a dia, o que sempre potencializará os resultados são as estratégias utilizadas, e como em tudo o que fazemos, o que vai nos colocar a frente da concorrência é a criatividade.
Deixe seu comentário e suas sugestões e ajude-nos a passar o conhecimento adiante.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!